quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Site: Picnik

O vício de usar programas de edição, muitas vezes, nos deixa de mãos atadas quando não os temos instalados no computador. Por isso, é cada vez mais comum o uso de editores online que acabam nos socorrendo e melhorando nossas fotos.

O Picnik é um desses editores online que tem crescido o número de usuários e, por sua vez, o número de recursos que vão ficando cada vez mais refinados. Não é necessário cadastro para usar o serviço, basta acessar o site e fazer o upload das fotos. Ele também tem uma versão paga (mais ou menos 5,00U$$ por mês) com mais ferramentas. Outra vantagem do Picnik é que ele é integrado com outros sites web 2.0, como Flickr, Facebook, My Space e Picasa.

Home do Picnik

No Picnik é possível redimensionar a imagem, girar controlar o brilho, as cores, a saturação, olhos vermelhos, recortar... Tudo livre, mas se você não tiver muita paciência pode utilizar a ferramenta de autocorreção. Além disso, estão disponíveis vários efeitos como filtros, colagens, correção de espinha entre outros.

Foto Original de Cícero Dutra Borges

Exemplo de filtros do Picnik: Processo cruzado, zoom, posterização, preto e branco, tonalizar e HDR.


Post: Priscila


segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Fotos da semana: Girassóis

Olá :)
Hoje, conversando sobre qual seria o assunto desta postagem, pensamos em inaugurar uma de nossas seções pretendidas: fotos da semana. Ela será baseada num tema escolhido por nós a cada semana, em que escolhemos e mostramos fotografias legais, dando uma enfeitada no nosso blog com imagens bonitas!

E o tema de hoje será girassóis!

Essa é minha flor preferida (junto com as margaridas) e acho que a Priscila também gosta muito dela. A ideia surgiu quando estávamos vendo uma foto fracassada que eu tirei no ano passado numa das muitas plantações de girassol que tem pelas estradas argentinas. Eu digo que a tentativa foi fracassada porque ela tinha de tudo pra ficar linda, mas como eu estava dentro do carro, em velocidade, ela saiu tremida (olha só que coisa curiosa!). Então veio a vontade de pesquisar as fotos dessa flor no flickr e escolher algumas legais pra embelezar o nosso blog e começar com o pé direito já que andei pesquisando e descobri que o girassol reflete "sentimentos de felicidade e pensamentos ensolarados", fama, sucesso, sorte... um monte de coisas boas! acho que é uma boa inspiração pra gente! tomara!

Essas fotos parecem que retratam, realmente, esse significado todo da flor. Ângulos diferentes, texturas, muita cor e muito contraste! Daí deve vir boa parte da alegria, não?

Espero que gostem das fotos tanto quanto nós gostamos!
Até mais!

post: adriana

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Vai ficar na fotografia?


Começar um blog não é a tarefa mais tranquila do mundo. Quando recebemos a proposta de criar um para a nossa disciplina da UFES, pensamos bastante em qual assunto nos daria prazer em pesquisar e escrever sobre. Chegamos, então, num tema que muito nos interessa: a fotografia.

Tirar e guardar fotografias foi e continua sendo muito valorizado pelas pessoas de um modo geral. Os porta-retratos na estante da sala falam muito da história da família; aqueles guardados no quarto, de forma mais reservada, deixam amigos e amores mais presentes; já os retratos de nós mesmos nos fazem relembrar de diferentes momentos e fases, marcantes ou corriqueiros, mas que sempre dão saudades! Momentos que, como dizem, são eternizados de certa forma pelo clique do fotógrafo.

Não há nada mais nostálgico do que abrir um velho álbum de fotos (ou um arquivo do computador, sendo mais contemporâneas!) e "reviver" viagens, formaturas, casamentos, aniversários... tudo, muitas vezes, com a mesma emoção e alegria daquela presente no instante fotografado. Uma simples imagem se torna capaz de transmitir uma infinidade de sensações, ligadas diretamente a uma memória.

Assim, por toda essa relação que a imagem retratada estabelece com a vida das pessoas, dedicamos o nosso olhar a ela e pretendemos fazer isso de forma ainda mais atenta neste blog, mostrando que tudo merece estar na fotografia, desde que se entenda que ela é, de alguma forma, mágica.

Adriana Dieuzeide e Priscila Stein

foto nostálgica: flickr da vanessa

 
Template by suckmylolly.com