quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Light Painting

Isso é light painting! Conhece? Ele será o tema das nossas fotos da semana, e vou aproveitar pra explicar um pouco como se faz!
Essa técnica é bastante usada por pessoas que gostam de um experimentalismo nas suas fotografias e pode dar resultados muito legais! Fora que é super divertido, principalmente em grupo :)

Pode parece difícil mas, tendo em mãos os equipamentos certos, é super tranquilo! A técnica consiste basicamente, como o próprio nome diz, em "pintar com a luz", movendo objetos luminosos diante de uma câmera com o obturador aberto!

Pra começo de conversa, você precisa de um ambiente o mais escuro possível. Depois, de uma câmera que possua o modo de longa exposição fixada num tripé (como o ambiente é escuro, a velocidade será muito baixa e com a câmera na mão a foto sairá tremida), fontes luminosas (tipo lanterna, apontador a laser, celular, lâmpadas, pulseirinhas neons etc, etc), roupa preta para que você não corra o risco de aparecer (!), papel celofane de diferentes cores para diversificar a cor da luz (colocando na frente da fonte) e criatividade!

Depois de reunir esse material, é só escolher o tema, pensar na "pintura", (pode ser desenho, contorno, escrita...) focar, enquadrar, e clicar no obturador. O segredo todo está no tempo que o obturador vai ficar aberto, e isso depende do trabalho que se quer fazer. Você pode deixar uns 15 ou 30 segundos, ou optar pelo "bulb", que deixa o obturador aberto durante todo o tempo que você estiver pressionando o disparador (para mim este é o melhor jeito! Mas só é possível em grupo!). Enquanto o obturador está aberto, a câmera registra tudo o que acontece diante dela, e como o ambiente está escuro, ela só vai registrar o "caminho" da luz! A abertura do diafragma também deve ser considerada, ele deve estar bem aberto, mas isso depende de quão escuro está o local, e o melhor jeito de descobrir a melhor abertura (e a melhor velocidade de obturação) é testando!

Gostou?

Post por: Adriana

Um comentário:

 
Template by suckmylolly.com