segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Loretta Lux

"The waiting girl"

"Hugo and Dylan"

"The Irish Girls"

"The Drummer"

"Girl with a Teddy Bear"

Dia das crianças!
Nada mais apropriado para o post de hoje do que as fotos da artista Loretta Lux. As crianças são, até então, a marca principal de suas produções. As imagens parecem falar por si só, e, para a artista, servem como metáfora para a inocência e o paraíso da infância. Em suas obras a fotografia funde e se confunde com a pintura, e isso me parece ser o que há de mais mágico e misterioso nesse trabalho.
Loretta Lux é alemã, estudou artes em Madri e teve fortes influências de artistas românticos como Caspar David Friendrick e Philipp Runge que representavam em suas obras a intuição e o sentimento, exaltando a natureza. Trabalhando em um estúdio "descomplicado", ela se considera uma pintora que utiliza a câmera como ferramenta. Em entrevista à Folha Online, ela diz: "Penso como pintora quando estruturo minhas composições, organizando formas e cores ao encenar a fotografia e trabalhar na tela do computador".
Para ela, o processo está mais próximo da pintura do que da fotografia, já que se trata de, realmente, um processo. Processo lento em que ela chega a produzir de três a cinco imagens por ano, trabalhando no seu tempo. Além disso, ela diz que as fotografias podem ser produzidas de forma muito mais simples do que a pintura, porém é muito mais difícil se desenvolver um estilo próprio como fotógrafo. De acordo com ela, há uma quantidade enorme de fotografias, das quais a maioria são medíocres.

Vale (muito) a pena ver mais aqui!

Beijinhos e feliz dia das crianças!
Adriana

Obs.: Créditos para Izaias Buson que me mostrou o site :)

2 comentários:

  1. Gentee.. parece pintura mesmo! Que lindo! (quer dizer, as crianças ficam meio sérias de mais, às vezes tenho medo)

    ResponderExcluir

 
Template by suckmylolly.com