segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Hoje, andando pelo centro, vi que estava acontecendo no Bandes uma exposição fotográfica, com o título: "Vitória ontem e hoje". Fiquei toda empolgada, pensando que diante de mim poderia estar um bom assunto para esse blog! Estava certa. A exposição (em homenagem aos 458 anos da cidade) é do artista gráfico e jornalista José Tatagiba, que, juntamente com integrantes do Foto Clube de Vitória, selecionou fotografias de cenários conhecidos da capital (principalmente do Centro da cidade) clicadas entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX, comparando com os mesmos locais (e mesmos ângulos, inclusive) fotografados no ano de 2008.

120 fotografias compõem a exposição, das quais 60 foram clicadas por José Tatagiba e a outra metade faz parte do seu acervo pessoal e do Arquivo Público Municipal. Elas também estão presentes no livro que deu nome a exposição e que conta com duzentas imagens ao todo.

A má notícia?
Infelizmente, o último dia de exposição foi hoje (eu dei sorte!)... Mas, ainda assim, achei que valia a pena comentar um pouco sobre ela aqui no blog :)
As fotos antigas me passaram uma mistura de nostalgia não-vivida (como assim?!) com um interesse muito grande por aquela Vitória retratada. Os lugares que fazem parte do nosso dia-a-dia aqui eram completamente outros, mas, ao mesmo tempo, algumas coisas permanecem e, como num jogo dos 7 erros eu ficava comparando cada prédio novo que surgiu no lugar de uma casinha, cada morro verdinho que agora não passa de um conjunto gigante de novas casas, aquilo que era mar e foi aterrado, a ponte que era mesmo uma ponte e hoje não tem mais água correndo em baixo... muita mudança! Esse é, realmente, o ponto alto da exposição, e por mais óbvio que talvez possa parecer, eu achei muito legal e muito curioso. O desenvolvimento de Vitória fica completamente nítido naquelas fotos, só não se sabe até que ponto isso é positivo ou não né?




Será que deu para vocês terem uma ideia? Espero que sim!
Até mais!


Postado por: Adriana

4 comentários:

  1. Muito legal mesmo!
    Mas acho que esse cara copiou na cara de pau um trabalho de um garotinho da 4 série!

    ResponderExcluir
  2. Muito legais as fotos!
    Adoro esses comparativos...

    Vou passar mais vezes por aqui :D

    ResponderExcluir
  3. Muito legal as fotos, boa dica Adriana.
    Pena que só você deu sorte, heheheeh
    abraço

    ResponderExcluir

 
Template by suckmylolly.com