quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Vai ficar na fotografia?


Começar um blog não é a tarefa mais tranquila do mundo. Quando recebemos a proposta de criar um para a nossa disciplina da UFES, pensamos bastante em qual assunto nos daria prazer em pesquisar e escrever sobre. Chegamos, então, num tema que muito nos interessa: a fotografia.

Tirar e guardar fotografias foi e continua sendo muito valorizado pelas pessoas de um modo geral. Os porta-retratos na estante da sala falam muito da história da família; aqueles guardados no quarto, de forma mais reservada, deixam amigos e amores mais presentes; já os retratos de nós mesmos nos fazem relembrar de diferentes momentos e fases, marcantes ou corriqueiros, mas que sempre dão saudades! Momentos que, como dizem, são eternizados de certa forma pelo clique do fotógrafo.

Não há nada mais nostálgico do que abrir um velho álbum de fotos (ou um arquivo do computador, sendo mais contemporâneas!) e "reviver" viagens, formaturas, casamentos, aniversários... tudo, muitas vezes, com a mesma emoção e alegria daquela presente no instante fotografado. Uma simples imagem se torna capaz de transmitir uma infinidade de sensações, ligadas diretamente a uma memória.

Assim, por toda essa relação que a imagem retratada estabelece com a vida das pessoas, dedicamos o nosso olhar a ela e pretendemos fazer isso de forma ainda mais atenta neste blog, mostrando que tudo merece estar na fotografia, desde que se entenda que ela é, de alguma forma, mágica.

Adriana Dieuzeide e Priscila Stein

foto nostálgica: flickr da vanessa

6 comentários:

  1. Bem vindos à "blogosfera fotografica" !!
    Abç

    http://blog.alemdoolhar.com/

    ResponderExcluir
  2. Oiiiiiiiiiiii vi um comentário seu no blog da Mari Moura e vi que vocês são do ES, morei ai alguns anos atrás, morro de saudades!
    E o que me chamou atenção é sobre o assunto que vocês vão abordar, fotografia!!!! AdorEi!!!
    Bjus Mó.

    meu blog http://casadachiquita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. lindo, parabens
    vcs estão de parabens
    ae, na moral
    porra
    nem tenho como explicar
    simples e certo
    e branco
    e colorido
    po, energia alto astral.

    ResponderExcluir
  4. Que legal vir para por aqui, adoro fotografias!
    Abraços e parabéns pela bela escolha de tema.
    Ops... já ia esquecendo estou seguindo, ok?

    ResponderExcluir
  5. Gente!
    Que post mais lindo! Quase chorei aqui! hahahaha Juro! Ficou liiiindo demais o texto e até eu, reles mortal que não tá nem aí pra ficar clicando os outros, parei pra pensar na fotografia de fato....
    Parabéns meninas!
    E sucesso pra todas nós!
    Beijos

    ResponderExcluir

 
Template by suckmylolly.com